Catarina

Como cuidar de gatos siameses? Saiba mais!

Um dos gatos preferidos dos criadores por conta do seu temperamento e beleza é o siamês, que é uma das raças mais antigas que se tem conhecimento! Hoje, no presente artigo, iremos abordar várias características desse esplendoroso animal e como cuidar de gatos siameses. Interessou? Continue lendo atentamente o artigo e saiba todos os detalhes.

Ao falarmos dos siameses vale a pena esclarecer que não devemos confundi-los com os gatos da raça Thai, que são muito parecidos, porém possuem estruturas completamente diferentes e, exatamente por isso, necessitam de outros cuidados. Daí a necessidade de entendermos como cuidar de gatos siameses.

Para facilitar o entendimento do artigo, dividimos o texto da seguinte forma:

  • O ambiente especial do gato siamês.
  • A alimentação básica do gato siamês.
  • Perfil do gato siamês: brincadeiras, carinhos, passeios, etc.

De fato é um gato muito especial, por isso tão procurado como animal de estimação de muitas famílias! Contudo, se você esta pensando em adquirir um, saiba que este é um felino para quem tem disposição de brincar e passear muito, pois ele é muito dinâmico a ativo, ou seja, bem diferente do Garfield!

O ambiente especial do gato siamês

como cuidar de gatos siameses

Assim como todos os gatos domésticos, o gato siamês também adora conviver num ambiente limpo e devidamente higienizado, pois essa é uma característica típica. Entretanto, o siamês tem algumas peculiaridades, por isso a necessidade de aprendermos corretamente como cuidar de gatos siameses.

Apesar desse gosto pela limpeza, o siamês nesse ponto parece mais exigente que os demais, portanto a coleta das fezes e a troca da areia na caixinha, por exemplo, tem que ser no mínimo diária. Alguns donos de siameses já relataram que sentiram seus gatos mais felizes ao fazerem tal limpeza duas vezes ao dia.

Leia também:  Guia para um gato de 14 vidas

Outra característica interessante do siamês é a sua possessão por camas! Por isso, até para evitar que tenha que sentar no chão e o deixar curtindo o sofá, melhor acostumá-lo logo de cara com uma caminha para gatos bem macia! Vale a pena o investimento.

A alimentação básica do gato siamês

alimentação básica do gato siamês

A alimentação de um gato siamês é muito parecida com a de qualquer outro gato. Contudo, sua comida diária deve ser mais balanceada devido ao desgaste de energia que tem ao longo do dia por ser bem mais agitado. Além disso, seu metabolismo é mais acelerado, fazendo com que o proprietário tenha que ter um pouco mais de atenção nesse ponto.

O ideal é que o proprietário mantenha duas vasilhas próximas à cama do gato: uma com água sempre fresca (de preferência filtrada) e a outra para comida. Se possível, não deixe a comida por muito tempo na vasilha, pois como acontece com a ração para cachorro ela oxida e perde nutrientes.

Consulte um veterinário da sua confiança para saber ao certo qual a melhor ração de acordo com suas possibilidades financeiras.

Gato siamês: comportamento, brincadeiras, carinhos, passeios, etc.

Brinque bastante com seu gato, pois nada substitui isso! Ele se sentirá mais feliz e muito mais confiante. Contudo, existem muitos brinquedos no mercado que podem entreter bem seu felino e o mais indicado sem dúvida é o mastro de arranhão. Pois além de diverti-lo, irá reduzir sua ansiedade e deixar suas unhas sempre bem aparadas.

Sempre que possível leve seu gato para passear, principalmente aqueles que vivem em apartamentos, para que não fiquem entediados e “invistam em novas aventuras”.

Se puder criar um horário fixo para essa atividade melhor ainda.

Leia também:  Como cuidar de gatos

Esperamos que tenham gostado dessa dica sobre como cuidar de gatos siameses!

Catarina

Sobre o autor: | Website

Olá, sou a Catarina e essa é a Mel, minha gatinha! Sou apaixonada por gatos! Desde criança fui criada com esses bichinhos fofos e são esses animais que mais me identifico! Espero que neste você curta e aprenda com as dicas sobre gatinhos, que vou dar aqui no blog!